Agricultores de São Gonçalo se reúnem com CCJS e NPJ UFCG (Sousa) na busca por solução de demandas locais
Agricultores do perímetro irrigado de São Gonçalo se reuniram nesta quinta-feira (24) com estudantes e dirigentes do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Núcleo de Prática Jurídica da UFCG (Sousa). A reunião aconteceu na sede que fica no centro da cidade e contou também com as presenças de integrantes da JUSG (Junta de Usuários de São Gonçalo). O objetivo do encontro foi discutir algumas demandas locais dos agricultores.
Há muito tempo agricultores herdeiros sofrem devido a falta de titularidade das terras no perímetro irrigado de São Gonçalo, isso tem impedido esses profissionais de terem acesso ao crédito e eles necessitam de investimentos e recursos para produzirem, sendo assim, os agricultores querem uma ajuda do CCJS da UFCG Sousa, no sentido de entender as demandas jurídicas e encontrar uma solução para o caso. "Reunião muito importante. O Núcleo de Prática Jurídica vem contribuindo com os movimentos sindicais. Acreditamos que essa nossa luta pela titularidade será atendida. Parabéns ao coordenador e todos os professores e alunos da UFCG que nos atenderam cordialmente", declarou o agricultor Ailton Pereira.
Para o Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UFCG Sousa, Dr. Idemário Oliveira, a instituição está de portas abertas para a solução de todos os tipos de problemas e se irmana nesta luta relevante. "É importante, porque a partir daí esses agricultores vão poder ter um crédito, um acesso a banco, uma atividade com mais condições econômicas para poder produzir. Aguardamos a documentação para poder identificar se há um decurso de prazo de 30 anos de concessão de uso e que as pessoas que estão na posse realmente se enquadrem como titulares", destacou Dr. Idemário.
O NPJ é um espaço onde os Acadêmicos de Direito do CCJS vivenciam casos reais, prestando orientação jurídica gratuita a pessoas que não possuam capacidade econômica para promover o ajuizamento de suas ações. "Sem dúvida, o Núcleo de Prática Jurídica do CCJS UFCG demonstra mais uma vez sua importância perante a sociedade sousense, em especial, neste caso, em relação aos agricultores que necessitam do acesso a justiça. A Direção junto com a coordenação do NPJ além desta campanha, abraça outras que serão introduzidas ao longo de 2023", afirmou o Diretor do CCJS, Jardel de Freitas Soares.
Mais de 400 famílias estão unidas nesta causa e a parceria com a UFCG se torna fundamental. "Esse é o nosso papel enquanto instituição, dar suporte a população que mais necessita, principalmente no nosso sertão paraibano onde os agricultores passam por muitas dificuldades. Nós sabemos que é um problema muito complexo, mas o Núcleo vai estudar caso a caso e tentar da melhor forma possível dar os encaminhamentos necessários para a solução", declarou Eneas Neto, Vice Diretor do CCJS da UFCG Sousa.
Comentários
Postar um comentário